Segunda geração do elétrico mais vendido do mundo surpreende pelo nível de tecnologia e desempenho
A Nissan trouxe ao Brasil o carro elétrico mais vendido do mundo: o LEAF. Em sua segunda geração, o Novo Nissan LEAF está 37% mais potente e com uma densidade energética incrementada em 67% em relação ao anterior. Além disso, sua versão única é recheada de tecnologias de condução semiautônoma.
Pelas fotos já é possível perceber que, além da evolução mecânica, o LEAF também passou por uma total reformulação no visual. O modelo está maior (com 4,48 m de comprimento) e mais próximo dos outros carros da Nissan após adotar a identidade visual atual da marca. A dianteira traz o conceito em “V” que também pode ser observado nos outros veículos da montadora, mas no Novo Nissan LEAF o efeito é ainda mais evidente, uma vez que, por ser elétrico, não há necessidade de grade frontal, portanto há mais liberdade no design.
Nesta geração, o Novo Nissan LEAF continua com os bons 2,70 m de distância entre-eixos, o que garante espaço o suficiente para abrigar quatro adultos com amplo conforto na cabine. Há diversas opções de porta-objetos espalhados na parte interna e os 435 litros de capacidade do porta-malas cumprem com as exigências de quem precisa de um carro prático para o dia a dia.
E por falar em uso diário, o Novo Nissan LEAF é capaz de rodar até 240 km (padrão americano) com uma carga completa de bateria, o que comporta com ampla folga a média de 35 km que o consumidor roda num trajeto entre casa e o trabalho. Há três maneiras de recarregar a bateria do LEAF. A principal delas é por meio do Wallbox, o carregador de parede, cuja instalação na residência do proprietário, por enquanto, é incluída no preço do carro. Com ele, bastam 8 horas para uma carga completa.
O usuário ainda pode se dirigir a um eletroposto para carregamento rápido, que recupera 80% em até 40 minutos ou usar o cabo de emergência para abastecer a bateria por meio de uma tomada residencial comum 110V ou 220V, cujo processo para obter os 100% leva cerca de 20 horas.
A bateria do Novo Nissan LEAF não depende só da energia externa para ser recarregada. Como todo carro elétrico inteligente, o Novo Nissan LEAF também pode reaproveitar a energia desperdiçada dos freios para regenerar a bateria. O recurso e-Pedal pode maximizar esse ganho ao permitir que você dirija usando apenas o pedal do acelerador, pois a atuação do freio motor do carro, para transformar a energia cinética em elétrica para a bateria, fica ainda mais eficiente para frear o carro ao tirar o pé do acelerador, podendo até pará-lo completamente.
Com todos os recursos à disposição (e-Pedal e modo Eco), o Novo Nissan LEAF pode aumentar em até 6% a sua autonomia com carga completa.
Para as ocasiões em que o desempenho é mais exigido do que a eficiência, o motor do LEAF não vai desapontar. São 149 cv e 32,6 kgfm, estes últimos disponíveis imediatamente ao acionar o pedal direito. O elétrico pode atingir os 100 km/h na casa dos oito segundos, garantindo não só a satisfação das respostas ágeis do carro, mas também a segurança necessária para realizar ultrapassagens em rodovias.
Ainda sobre segurança, a versão única em que o Novo Nissan LEAF é vendida já vem equipada com uma série de recursos de condução semiautônoma para assistir o motorista em diversas situações. Há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mantém o veículo a uma distância e velocidade programadas pelo motorista, e assistente de permanência na faixa, por exemplo. Mas o pacote tecnológico é complementado com alerta de ponto cego e um conjunto de sensores e câmera com visão 360º inteligente, facilitando a vida do condutor na hora de estacionar o carro.
O Novo Nissan LEAF custa R$ 195 mil e já está disponível em lojas da marca em seis capitais do Brasil.
fonte: https://www.kbb.com.br/detalhes-teste/avaliacao-kbb-novo-nissan-leaf/?ID=140 disponível em 03/02/2020