São três tipos de alinhamento: manual, a laser e alinhamento 3D. Todos têm um princípio semelhante, a principal diferença está na tecnologia empregada. A máquina 3D usada nesse tipo de alinhamento possibilita a coleta de informações muito mais detalhadas do veículo em três dimensões.
Para que serve o alinhamento?
O objetivo do alinhamento é ajustar o ângulo das quatro rodas, de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo. Os pneus têm que ficar paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão. O alinhamento é um serviço fundamental para dar estabilidade ao automóvel.
É comum notar que o carro precisa de alinhamento quando o volante não fica parado quando o veículo está em movimento. Quando ele começa a virar sozinho, mesmo que levemente, é sinal de que você precisa alinhar suas rodas. O recomendado é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado.
Como funciona o alinhamento 3D?
O principal diferencial do alinhamento 3D é o sistema utilizado para fazer a medição das três dimensões. Um programa de computador que contém informações de fábrica dos automóveis é ajustado com as medidas exatas do carro. Esses dados são comparados com os obtidos por meio da medição para, então, o carro passar por ajustes.
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- O primeiro passo é a instalação de sensores nas quatro rodas do veículo;
- os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados;
- uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores;
- os dados são enviados para o programa de computador e comparados com os de fábrica;
- o computador faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado;
- só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.
Qual a diferença para o alinhamento comum?
As outras duas maneiras de medir o alinhamento das rodas são semelhantes. O primeiro deles — e o mais antiquado — é o manual, no qual a medição é feita por meio da projeção de um canhão de luz. O segundo segue o mesmo procedimento, mas a laser, o que aumenta consideravelmente a precisão.
Nesses procedimentos, o equipamento emissor de luz ou de laser é preso à roda do carro. Ao ser ligado, o feixe luminoso é apontado para um painel onde são feitas as medições. Essas medições custam menos para o motorista, pois usam equipamentos mais baratos. No entanto, a garantia de precisão no trabalho é menor em comparação com o alinhamento 3D.
Fonte:https://dinamicarpneus.com.br/diferenca-alinhamento-3d/