O mundo automotivo é rodeado por mitos, como a necessidade de esquentar o motor em dias frios e a economia ao descer ladeiras em ponto morto.
Criados pela mente do consumidor, pelas histórias dos mecânicos ou oriundos de antigas práticas que insistem em não serem abandonadas mesmo com o avanço da tecnologia, tais hábitos, muitas vezes desnecessários e tão reais quanto o Saci-Pererê, criam o risco de graves danos ao veículo.
Por isso, separamos as histórias mais contadas por aí e contamos o porquê de elas não passarem de mitos da manutenção.
Sabemos que manter um carro nem sempre é uma missão barata. Combustível, manutenção, pequenos reparos, limpeza e, claro, o seguro auto. Dependendo de como for contratado, o seguro pode ser o mais caro dos gastos. Por isso é sempre bom pensar em formas de deixar o seu carro protegido de forma mais econômica. Você sabia que pequenas mudanças podem influenciar e muito na conta final do seu seguro?
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O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu, através da Resolução de n.14/1998 e normativas complementares, uma lista de equipamentos obrigatórios que o veículo deve possuir.
Portanto, fique atento a esta verificação quando for adquirir um veículo semi-novo ou outro com mais tempo de rodagem. Lembre-se que a falta deles ou o mau funcionamento é infração de trânsito.
Confira alguns dos itens, que estão organizados em categorias para melhor entendimento:
Continue lendo “Conheça alguns dos equipamentos obrigatórios para os veículos automotores”
Apesar delas terem sido feitas para a segurança de todos, motoristas e pedestres, e de o valor das multas estar cada vez mais alto, o que se vê são pessoas com verdadeiras coleções de infrações cometidas todos os anos.
Classificadas em leves, médias, graves e gravíssimas pelo Código de Transito Brasileiro (CBT) elas geram multa de R$ 53,20 + 3 pontos na certeira, R$ 85,13 + 4 pontos na certeira, R$ 127,69 + 5 pontos na certeira e de R$ 191,54 a R$ 1.915,40 + 7 pontos na certeira respectivamente. Mas vamos ser sinceros, qual o motorista que nunca cometeu uma infração no trânsito? Conheça as 10 infrações de carro mais comuns! Afinal de contas, é preciso todo o cuidado para manter a segurança tanto do motorista, quanto do pedestre, bem como de todos os outros carros que circulam nas ruas.
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Com as férias escolares, muitos motoristas optam por viajar de carro neste período. Porém, antes de pegar a estrada, é recomendável revisar o veículo. A checagem deve incluir desde a análise do fluído de freio até as palhetas de limpeza dos vidros. É importante que os motoristas marquem com antecedência a revisão. Outra recomendação é acompanhar de perto o trabalho do mecânico. A avaliação do veículo dura, em média, de 30 a 40 minutos. Caso seja necessário trocar uma peça, o trabalho pode se estender por uma manhã ou uma tarde.
Continue lendo “Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada”
É bastante comum que os motoristas deixem de substituir ou checar o nível do fluido de freio. E às vezes isso ocorre por desconhecimento da sua importância para a segurança do caminhão.
Essa solução é responsável por ativar todo o sistema de freios, reduzindo a velocidade do veículo pelo atrito dos componentes de frenagem. Para que ela circule e funcione perfeitamente, é necessário ter um volume adequado de fluido e em perfeitas condições.
Continue lendo este conteúdo para saber o momento certo de trocar o fluido de freio e compreender um pouco mais sobre esse líquido tão essencial para o bom desempenho da sua frota nas estradas.
É uma espécie de fluido que deve ser despejado em sistemas hidráulicos de frenagem. Ele dispõe de características próprias para esse fim, como baixa compressibilidade e alto ponto de ebulição.
Sua utilidade principal é a de transmitir a força exercida sobre o pedal até as sapatas e pastilhas de freio, que — atuando em conjunto com os tambores e discos — param o veículo.
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Vale a pena correr riscos adquirindo um pneu remold? Você verá alguns argumentos que são muito úteis para sua conclusão final a respeito destes pneus. Fica a pergunta: pneu remold é bom? A resposta é não! Não vale a pena o risco, então preste atenção nos detalhes a seguir.
Os pneus remold são simplesmente um pneu antigo com cara de novo. Você tem a estrutura de um pneu antigo com uma banda de rodagem nova dando um ar de pneu seguro o que na verdade não é.
Os pneus novos são os mais recomendados, portanto, pense bem nos valores que eles cobram e procure por descontos e promoções. Realmente os pneus remold podem ser considerados como alternativa, mas oferecem um grande risco para todos os motoristas.
Continue lendo “Pneu remold – Quais as vantagens e desvantagens?”
São três tipos de alinhamento: manual, a laser e alinhamento 3D. Todos têm um princípio semelhante, a principal diferença está na tecnologia empregada. A máquina 3D usada nesse tipo de alinhamento possibilita a coleta de informações muito mais detalhadas do veículo em três dimensões.
Continue lendo “Você sabe qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?”
_Substituição adequada para quase todas as luzes de nevoeiro modernas
Ao pensar em manutenção, o motorista sempre se lembra dos componentes mecânicos em primeiro lugar. Porém, o sistema elétrico também cumpre um papel importantíssimo no funcionamento do veículo, podendo imobilizá-lo em lugares desfavoráveis. Com o avanço da confiabilidade mecânica dos veículos, as falhas nos sistemas elétrico e eletrônico já compõem a maior fatia das origens de panes.
Quem nunca precisou sair com pressa e, ao virar a chave na ignição – nada? Ou comprou um rádio que pifou uma semana depois? As lâmpadas queimam com frequência? As 7 dicas abaixo reduzem a probabilidade de você ficar na mão por causa de uma bateria arriada, sofrer uma pane elétrica em um estrada, à noite, com chuva, ou levar multas devido a lanternas e/ou luzes de seta inoperantes. Confira.
Continue lendo “7 dicas para preservar o sistema elétrico do seu carro”